Vice-campeão paulista, Franca estreia no NBB com grandes expectativas

Vice-campeão paulista, Franca estreia no NBB com grandes expectativas

Nesta terça (26), o SESI Franca Basquete inicia sua temporada no NBB (Novo Basquete Brasil) 2021/22. A equipe do interior paulista começa sua caminhada logo em clássico contra o Bauru, às 19h (horário de Brasília). Jogando fora de casa, Helinho e seus comandados buscam virar a chave da final perdida para o São Paulo do Campeonato Paulista, para começarem bem na competição nacional. A equipe tem boas expectativas para essa temporada e visa fazer um torneio melhor que na última edição.

SIGA O ECB NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO TWITTER E NO TIKTOK

NBB 2020/21 de Franca

Antes de mais nada, a última edição do NBB para a equipe de Franca foi de reformulação do elenco, e um investimento mais contido de seus patrocinadores. Mesmo assim, o clube foi campeão paulista, anteriormente à competição nacional. Entretanto, o título estadual foi o único da equipe na temporada.

Em outras competições, a equipe de Franca foi superada por outros times, que despontavam como favoritos aos torneios. Primeiramente, o clube do interior paulista não conseguiu defender o título da Copa Super 8. Logo nas quartas de final, os francanos enfrentaram o campeão Flamengo e acabaram eliminados. No restante da temporada, Helinho e seus comandados alcançaram os playoffs do NBB e disputaram também a Basketball Champions League Américas.

Mesmo assim, a equipe não conseguiu avançar muito nas duas competições. No torneio nacional, a campanha na fase regular foi de um sétimo lugar, com 15 vitórias e 15 derrotas. Sendo assim, Franca enfrentou o Fortaleza Basquete Cearense nas oitavas de final e classificou, mas foi eliminado pelo Minas na fase seguinte.

Com isso, o time não conseguiu se classificar para as competições internacionais na atual temporada. Além disso, a equipe de Franca foi eliminada nas quartas de final da última Basketball Champions League Americas, quando foi derrotada pelo Real Estelí, da Nicarágua.

Franca e Minas se enfrentando pelas quartas de final do último NBB. Foto: Orlando Bento/MTC

Atual temporada de Franca e expectativas para o NBB

A temporada 2021/22 da equipe de Franca tem grandes expectativas. O clube renovou com sua principal patrocinadora e voltou a fazer grandes investimentos para reforçar o elenco. Com isso, Lucas Dias teve seu contrato estendido, e nomes de destaque no basquete brasileiro e sul-americano desembarcaram na capital do basquete.

Georginho e Lucas Mariano, dois jogadores ex-São Paulo, e que foram os dois últimos MVPs da liga, foram as principais contratações, mas não as únicas. Além da dupla vinda do tricolor paulista, outros nomes chegaram no Franca Basquete. Como destaque, fica a vinda do campeão do último NBB, Jhonatan Luz, o retorno do ala David Jackson, e a chegada de Santiago Scala, que defendia o Instituto, da Argentina.

A equipe, com isso, busca alcançar as primeiras posições do NBB nessa temporada e tenta fazer frente com Flamengo e São Paulo. Dois últimos finalistas da competição, a equipe carioca e o tricolor paulista despontam como favoritos ao título, ao lado de Franca. Além disso, o clube busca o retorno às competições internacionais na próxima temporada. Uma campanha melhor na competição nacional em 2021/22 ou um possível bicampeonato da Copa Super 8 podem garantir isso.

Georginho e Lucas Mariano em ação pelo Franca
Georginho e Lucas Mariano em ação pelo Franca. Foto: Marcos Limonti/Franca Basquete

Números atuais da temporada e retorno da torcida

Um dos fatores que podem ajudar a equipe de Franca nesta temporada do NBB é a volta do público aos ginásios. Conhecida por ser uma torcida apaixonada, a população francana poderá voltar a frequentar o Pedrocão onde o time costuma ser muito forte e traz uma pressão enorme aos seus adversários, jogando no interior paulista.

Na temporada, até aqui, Franca realizou 20 jogos, somando fases classificatórias e playoffs do Campeonato Paulista. Foram 15 vitórias, cinco derrotas e o vice-campeonato estadual, perdendo a série melhor de 3 por 2 x 1 para o São Paulo e a chance de conquistar o tetracampeonato da competição.

Mesmo assim, Franca tem boas expectativas para o NBB, visto que é uma das equipes mais fortes da competição, com jogadores no auge de sua carreira. Além disso, busca melhorar o desempenho da última temporada, que não foi, de certa forma, uma das melhores do clube nos últimos anos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: