Ter uma equipe ou um time?

Ter uma equipe ou um time?

Primeiramente, existem diferenças entre equipe e time?  Você sabe quais são?

O que seria ideal para um esporte coletivo como o basquete: ter uma equipe ou ter um time?

No basquete, os termos equipe e time são muito utilizados; aliás essas palavras são muito usadas no meio corporativo em geral.

Mas existe uma grande diferença entre equipe e time, principalmente em termos de performance.

Vamos entender um pouco melhor sobre as principais diferenças entre equipe e time.

Equipe – envolvimento e compromisso

Equipe é um conjunto ou um grupo formado por pessoas que desempenham tarefas para entregar um trabalho para uma área de gestão.

Os membros de uma equipe possuem envolvimento e compromisso com o resultado final da tarefa desenvolvida.

São pessoas lideradas por um responsável que retém e transmite informações das etapas do trabalho.

Time – habilidades diferentes

Time é um conjunto de pessoas com conhecimentos e habilidades diferentes, que integradas buscam uma ação em comum para atingir um objetivo.

Os membros de um time conhecem a cultura e o processo de trabalho a ser realizado. São pessoas que podem ter um líder ou podem se auto-organizar para gerir um time, pois todos os membros retêm informações das etapas de trabalho.

Geralmente um time tem perfil motivador, integrado e comprometido com o objetivo e com a entrega final dos resultados . 

Mas qual a diferença?

A diferença entre equipe e time está na forma como os resultados são entregues. Podemos dizer que a equipe executa o que lhe é pedido, e o time faz com que isso aconteça de forma coletiva – o resultado é o maior objetivo de todos.

Porém, no basquete não existe um certo e um errado; isso vai depender muito da forma com que a gestão do clube quer lidar com o planejamento para chegar nos seus objetivos.

Podemos ver equipes campeãs? Sim, mas sabemos que dentro de equipes os conflitos se tornam mais evidentes, como um jogador não falar com o outro, ou um técnico não se comunicar com um atleta – o que se torna algo inviável quando pensamos em um esporte coletivo como o basquete.

No esporte coletivo, cada peça se torna parte fundamental, e com o individualismo será muito mais complicado chegar no objetivo final com sucesso.

Já um time é aquele que joga junto. Isso não quer dizer que não vá existir conflitos, mas eles serão tratados de forma mais leve. As pessoas encaram os conflitos como parte do desenvolvimento de todo o time, onde as opiniões possam ser emitidas e que o respeito impere entre todos.

Além disso, a liderança procura trazer para dentro das quadras o bom relacionamento.

Porém, a construção de um time é algo desafiador – requer tempo, planejamento adequado e demanda habilidades de liderança, o que muitas vezes se torna algo mais difícil dentro do cenário do basquete nacional.

Equipe ou time?

Enfim, o que se torna evidente é que o sentimento das pessoas em uma equipe é de “precisamos ter uma regra para isso, se não as pessoas não fazem”, enquanto o sentimento em um time é algo como “eu preciso fazer isso, pois estamos juntos nessa”.

Portanto, em um time o comprometimento é com as pessoas e não somente com regras. O nível de maturidade e da consciência de que o todo é mais importante do que as partes é maior do que em uma equipe.

E aí? Seu clube é uma equipe ou um time?

Um assunto que vale o debate! Compartilhe o texto e dê sua opinião!

Siga nossas redes sociais:

+Siga o EBC no Youtube, no Instagram, no Twitter e no TikTok.

5 thoughts on “Ter uma equipe ou um time?

  1. A diferença entre uma Equipe e um Time está na forma de empreender, agrupar e entregar o trabalho.Sâo poucos os profissionais, que sabem diferenciar.

  2. Muito bom, atletas de esportes coletivos se distacam quando sabem a diferença entre time e equipe, até pk um time não se resume em apenas um jogador e sim em uma equipe.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: