Fernando Penna comenta sobre preparação e retorno do Rio Claro Basquete

Fernando Penna comenta sobre preparação e retorno do Rio Claro Basquete

Na temporada 2021, o basquete nacional terá o retorno das atividades de uma das cidades mais tradicionais no esporte no país. Dessa forma, o Rio Claro Basquete voltará a disputar as competições esse ano, no segundo semestre. O clube do interior paulista jogará a LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) e o Campeonato Paulista. O técnico Fernando Penna retorna ao comando do clube, e conversou com o Esporte Clube Basquete sobre esta volta e a preparação.

INSCREVA-SE NO CANAL DO EC BASQUETE NO YOUTUBE!

Temporada anterior do Rio Claro Basquete

Primeiramente, o Rio Claro Basquete não competiu na temporada 2020/21. O clube ficou de fora da disputa do Campeonato Paulista, vencido pelo Franca, e do NBB, conquistado pelo Flamengo. Com isso, a equipe o interior paulista disputou partidas pela última vez no começo de 2020. Na ocasião, sob o comando de Fernando Penna, o time conseguiu a nona colocação no Novo Basquete Brasil, alcançando os playoffs. Entretanto, a competição foi paralisada e cancelada devido à pandemia da COVID-19.

Anteriormente, o Rio Claro Basquete também disputou o Campeonato Paulista de Basquete de 2019. Na ocasião, o clube do interior paulista acabou eliminado nas oitavas de final pelo Pinheiros.

Torcida do Rio Claro no Ginásio Felipe Karam
Torcida do Rio Claro no Ginásio Felipe Karam. Foto: Marphim Photo/Instagram/rioclaro.basquete

Retorno de Fernando Penna ao Rio Claro

Depois de estar ausente na última temporada das competições, o Rio Claro está de volta. Sendo assim, a equipe irá disputar a LDB, competição de base do basquete brasileiro, e o Campeonato Paulista 2021 adulto. Dessa forma, o técnico Fernando Penna comandará novamente a equipe, e falou sobre a sensação de ser escolhido novamente. Além disso, ressaltou a importância da cidade voltar a modalidade.

“São duas alegrias: a primeira de ver o Rio Claro Basquete de volta, disputando a modalidade, participando do Campeonato Paulista e da Liga de Desenvolvimento. A segunda é de novo me escolherem para ser o head coach. Estou muito orgulhoso em representar e continuar a caminhada que tivemos na temporada 2019/20. É um orgulho, uma responsabilidade, mas estou muito feliz e motivado para reconstruir e colocar o Rio Claro Basquete de novo na elite do basquete brasileiro”, declarou o treinador.

Formação do elenco e preparação

Além disso, Fernando Penna também falou sobre o início da preparação da equipe e a montagem do elenco. Para a temporada 2021, o Rio Claro investiu muito em sua base, com atletas para o Sub-22. Em contrapartida, também contratou jogadores experientes, de NBB.

Dessa forma, cinco atletas que disputaram o último Novo Basquete Brasil estão entre os presentes – Cassiano (ex-Mogi), Arthur Pecos e Vinicius Pastor (ex-Unifacisa). E ainda Lucão, que já estava no elenco antes da pandemia, e Henrique Cerimelli, com passagens pelo Bauru e Brasília Búfalos, estarão com o time.

“A preparação começou no dia 6 de julho, com os dois grupos juntos, tanto os que vão disputar a LDB, quanto os que vão disputar o Campeonato Paulista. Foram cinco jogadores contratados para a equipe adulta, que se juntam com mais quatro jogadores da cidade, da LDB e mais sete jogadores contratados para o Sub-22. Tivemos uma primeira semana cheia trabalhando firme para corrermos contra o tempo e estrear nas duas competições bem, tanto na LDB quanto no Paulista”, comentou Penna.

Entrosamento entre jogadores jovens e experientes

O técnico do Rio Claro também falou sobre a importância da preparação e a necessidade do entrosamento rápido dos jogadores jovens e experientes, visto que a temporada se inicia em breve.

“Acredito que com os treinamentos, o time ganhe uma energia e uma intensidade física muito boa, de uma forma que eu acredito que o basquete esteja hoje. Dessa forma, tanto os adultos irão ajudar os mais jovens, assim como os garotos também ajudarão os mais experientes. Nós não temos muito tempo, então precisamos tentar chegar nas duas competições com uma forma física, técnica e tática boas, e fazermos uma boa temporada. Todos os atletas estão engajados nesse processo de reconstrução e para suar sangue por essa camisa”, disse o treinador.

Fernando Penna e elenco do Rio Claro comemorando diante da torcida
Fernando Penna e elenco do Rio Claro comemorando diante da torcida. Foto: Marphim Photo/ Instagram/rioclaro.basquete

Calendário e próximos compromissos do Rio Claro Basquete

Em breve começa a temporada para o Rio Claro. Dessa forma, o time do interior paulista inicia a LDB no dia 25 de julho. Os comandados de Fernando Penna enfrentam a Unifacisa, no Ginásio Henrique Villaboim. A casa do Pinheiros será a sede do Grupo B da competição. Além disso, o clube estreia no Campeonato Paulista 2021 no dia 02 de agosto. Enfim, na ocasião, o jogo será fora de casa, no Ginásio Pedrocão, contra o Franca.

One thought on “Fernando Penna comenta sobre preparação e retorno do Rio Claro Basquete

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: