O que esperar de Franca para a próxima temporada?

O que esperar de Franca para a próxima temporada?

Após uma temporada de contenção de gastos e um elenco mais enxuto, a equipe de Franca voltou com tudo ao mercado para a disputa dos próximos torneios. Dessa forma, o clube do interior paulista renovou o contrato com sua patrocinadora e trouxe nomes de peso para o técnico Helinho Garcia. Com isso, atletas que se destacaram nas últimas edições do NBB, nomes que foram bem no exterior e retornos ao Pedrocão marcam as contratações francanas. Sendo assim, diante de boas mexidas no elenco, o que esperar do clube para 2021/22?

Na última temporada, o SESI Franca conseguiu a conquista do Campeonato Paulista, sendo o terceiro consecutivo. Por outro lado, terminou na sétima posição na temporada regular do NBB parando nas quartas de final dos playoffs, fase onde também foi eliminado no Super 8, torneio no qual foi campeão no ano anterior. Além disso, parou na mesma fase da BCLA ( Basketball Champions League Americas).

INSCREVA-SE NO CANAL DO EC BASQUETE NO YOUTUBE!

Saídas, renovações e reforços em Franca

A equipe de Franca praticamente trocou quase todo o seu elenco para a próxima temporada, visando a contratação de nomes que foram destaque no último NBB. Dessa forma, o ala André Góes e o pivô Guilherme Hubner deixaram o interior paulista e acertaram com a Unifacisa. Danilo Fuzaro será jogador do Paulistano, Gui Abreu reforça o Pinheiros e Elinho Corazza também chega na capital, para defender o São Paulo.

Visto isso, para a temporada 2021/22, os francanos renovaram o contrato com sua principal patrocinadora e com isso, voltou a investir forte no mercado, mirando a briga pelo título. Até aqui, os francanos acertaram a renovação de Lucas Dias, e dos jovens Adyel Borges e Márcio. Também já foram confirmados e anunciados dois estrangeiros no elenco. David Jackson retorna ao interior paulista após uma temporada no Minas, e Santiago Scala, um dos destaques do Instituto (ARG), chega em Franca. Por fim, a equipe também contará com o pivô Ronald, ex-Minas e o ala Jhonatan Luz, vindo do Flamengo.

Franca também deve contar outros dois nomes: Georginho e Lucas Mariano. Ambos estavam presente com a seleção brasileira no pré-Olímpico de basquete em Split. Além disso, os dois atletas foram MVPs das últimas duas temporadas do NBB, pelo São Paulo. Dessa forma, o pivô já foi anunciado oficialmente pela equipe. Por outro lado, o armador está fechado, mas não teve o anúncio oficial.

Além de David Jackson, outros dois que retornam a Franca são Jhonatan Luz e Lucas Mariano. A saber, o pivô que teve passagens por São Paulo e Botafogo é formado na equipe do interior paulista, e atuou por lá entre 2009 e 2015. Além disso, o ala teve passagem entre 2012 e 2014.

Lucas Mariano em sua primeira passagem por Franca
Lucas Mariano em sua primeira passagem por Franca. Foto: Divulgação/Franca Basquete

Como essa equipe pode se comportar em quadra?

Com esses jogadores, é bem provável que um quinteto inicial de Franca seja formado por: Georginho, Scala, David Jackson, Lucas Dias e Lucas Mariano. Georginho teria papel fundamental na armação da equipe e distribuição dos outros jogadores em quadra, além de ser peça fundamental para construir espaços para seus companheiros, que são grandes pontuadores. Essa característica de ser um time forte no ataque deve continuar. Na última temporada, o time terminou na terceira posição em média de pontos por jogo, com 86, ao lado do Minas.

Scala e David Jackson são ótimos chutadores do perímetro, e os números mostram isso. O argentino foi o quinto melhor arremessador de três pontos na última edição da La Liga Argentina. Já o ex-jogador do Minas foi o principal no quesito pela equipe mineira. Além dos dois estrangeiros, dentro do garrafão, Lucas Dias e Lucas Mariano também sabem pontuar. O camisa 9 de Franca terminou como cestinha da última temporada do NBB com média de 22,7 pontos por jogo, enquanto o ex-pivô do São Paulo ficou na terceira posição, com 19,7 pontos de média.

Além disso, o garrafão defensivo de Franca, mesmo com a saída de Fuzaro, e ganha mais consistência com Lucas Mariano. O pivô terminou a temporada passada do NBB com média de um toco por jogo, sendo o terceiro melhor nessa estatística da liga.

Enfim, a rotação dessa equipe também será muito interessante, com os nomes citados. Jhonatan Luz, Ronald, Adyel e Márcio devem vir do banco com uma boa característica. A juventude e explosão dos dois atletas formados em Franca se juntam com a experiência do ex-ala do Flamengo, que deve ser o sexto homem do time, e do ex-pivô do Minas.

Helinho comandando Franca pelo NBB
Helinho comandando Franca pelo último NBB contra o Minas. Foto: Orlando Bento/Minas

Torneios na próxima temporada

Com isso, fica a expectativa para o time de Franca para a próxima temporada. Dessa forma, com um elenco novo e grandes reforços, sem dúvida, a briga será por títulos. A equipe comandada por Helinho Garcia disputará o NBB, o Campeonato Paulista de Basquete, a Copa Super 8, e a Liga Sul-Americana.

One thought on “O que esperar de Franca para a próxima temporada?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: