Brasil: A renovação do basquete feminino já começou

Brasil: A renovação do basquete feminino já começou

A Seleção Brasileira de basquete feminino acabou de conquistar uma medalha de bronze na Americup, mais uma premiação na Era José Neto. A frente do Brasil desde 2019, não se pode negar que o técnico está fazendo um grande trabalho, mas além de conquistar títulos e medalhas, o amante da modalidade tem outra preocupação: a renovação do basquete feminino.

Na última convocação, Neto escolheu 16 atletas para treinar visando a Americup. Juntando a esse grupo Damiris Dantas, única brasileira na WNBA, temos sete atletas que terminarão 2021 acima dos 30 anos, totalizando 41.7% do plantel. Sob a hipótese de que o grupo continue o mesmo e o Brasil consiga uma vaga para disputar Paris 2024, a pivô Érika de Souza será a mais velha, com 42 anos.

Dentro deste grupo de 17 atletas, temos 35.29% entre 30 e 25 anos e 23.52% abaixo dos 24. Mas a prova de que a renovação do basquete feminino está acontecendo, são os resultados. Na primeira partida da Americup, contra El Salvador, Thayná Silva e Kamilla Cardoso já mostraram o motivo de serem cogitadas como “o futuro da seleção”.

Na primeira vitória do Brasil no torneio, Thayná fez um duplo-duplo de 22 pontos e 13 rebotes, somando 35 de eficiência. Já Kamilla, contribuiu com um duplo-duplo de 16 pontos e 12 rebotes, somando 30 de eficiência. O Brasil entrou em quadra mais cinco vezes e a dupla apareceu entre os destaques em outras três ocasiões.

+ Confira nossa entrevista com o técnico José Neto

Além da dupla, Mariane Carvalho tem 24 anos e também fez sua estreia na Seleção na Americup. Teve pouco tempo de quadra, mas assim como Maria Paula Albiero, cortada no período de treinamentos, e algumas jovens atletas que disputam a LBF, podem participar deste período de renovação do basquete feminino.

Aos poucos, a Seleção Brasileira alcança voos maiores no presente, mas também é preciso estar sempre com a cabeça no futuro, afinal, um novo ciclo olímpico já começou.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: