As qualificatórias da Copa Continental mostraram a capacidade operacional global da FIBA

As qualificatórias da Copa Continental mostraram a capacidade operacional global da FIBA

Foto: Divulgação / FIBA

A FIBA entregou em novembro uma janela bem-sucedida de Eliminatórias para a Copa Continental da FIBA em quatro continentes, após um esforço extraordinário da comunidade internacional do basquete em meio à pandemia global.

Com a saúde e a segurança de todos os participantes como prioridade, os 78 jogos de qualificação, que contaram com 72 times e 870 jogadores de todo o mundo, foram disputados em bolhas de ambiente protegido em 15 cidades diferentes na África, Américas, Ásia e Europa, como de acordo com a decisão de setembro do Comitê Executivo da Fiba .

A implementação bem-sucedida e consistente de extensas medidas de precaução, desenvolvidas pela Comissão Médica da FIBA após consulta com a Organização Mundial da Saúde, em todas as bolhas levou a apenas quatro jogos adiados na aplicação do Protocolo Covid-19 para Competições de Clubes e Seleções Oficiais da FIBA. Isso foi uma prova da capacidade da FIBA para organizar operações com segurança em uma escala tão grande com seus escritórios regionais na África, Américas, Ásia e Europa.

Em preparação para as Qualificatórias, 18 webinars foram organizados para aumentar a compreensão e o conhecimento dos protocolos COVID-19 entre os anfitriões, as Federações Nacionais participantes e as autoridades locais, com mais de 400 participantes no total.

Para garantir um ambiente seguro nas bolhas, todos os atletas e membros da equipe tiveram que apresentar dois testes COVID-19 negativos antes de viajar para as bolhas – sendo um teste feito no máximo 72 horas antes da partida e outro cinco dias antes. Os participantes foram testados novamente na chegada. Mais de 5.000 testes PCR foram submetidos antes da viagem e mais de 4.000 testes PCR foram organizados no local.

Foto: Divulgação / FIBA

Durante as qualificações para a Copa Continental, a FIBA aproveitou sua experiência anterior na organização de eventos em bolhas da FIBA ​​3×3 World Tour 2020, as Eliminatórias da Liga dos Campeões de Basquete e a Final 8, bem como as eliminatórias Fiba Femininas EuroBasket 2021 recentemente concluídas.

A janela de novembro foi transmitida por 53 emissoras em 166 territórios e em todo o mundo em livebasketball.tv .

A terceira e última janela das Eliminatórias para a Taça Continental da FIBA, a ser disputada em fevereiro de 2021, também será organizada em bolhas, a fim de garantir a saúde e a segurança de todos os participantes.

Foto: Divulgação / FIBA

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: