A base resolve: Sesi Franca tem excelente início de temporada com jovens se destacando

A base resolve: Sesi Franca tem excelente início de temporada com jovens se destacando

Foto: João Pires/LNB

A base resolve. Essa expressão, que é muito utilizada no futebol, também se aplica ao basquete. O assunto de hoje, no Esporte Clube Basquete, é a jovem equipe do Sesi Franca, que vem surpreendendo neste inicio de temporada e faz campanha acima das expectativas.

Devido à pandemia do novo coronavírus, as equipes deixaram de ter torcedores em seus ginásios e passaram a ter gastos extras para seguir protocolos de segurança estabelecidos. Desta forma, diversos times tiveram suas condições financeiras prejudicadas, e Franca é um deles.

Para evitar maiores problemas nos cofres, a equipe anunciou que o elenco para a temporada que estava por vir seria montado em torno dos garotos vindos das categorias de base. Além disso, nomes como David Jackson, Rafael Hettsheimeir, Luciano Parodi, Lucas Cipolini e Jimmy deixaram o clube.

Mesmo com as permanências de Lucas Dias e Elinho, a expectativa em cima do time estava baixa devido às saídas de nomes importantes e experientes, que estiveram na final do NBB 2018/19, na qual foi Franca derrotada pelo o Flamengo. Na tentativa de suprir as ausências citadas acima, foram contratados nomes como André Goes e Danilo Fuzaro – recentemente, Jamaal Smith e Rodney Green também se juntaram à equipe.

Apesar de novas contratações, existia desconfiança quanto à regularidade dos jovens jogadores, haja vista que muitos estão recebendo a primeira chance na equipe adulta nesta temporada. Até o momento, os garotos comandados pelo técnico Helinho estão fazendo bonito e demonstrando muita confiança.

O elenco francano para o Novo Basquete Brasil (NBB), formado majoritáriamente por garotos, possui idade média de 20,9 anos. André Goes e Hubner, com 33 anos, são os mais experientes do grupo, enquanto Du Klafke é o caçula, com apenas 15.

Elenco Sesi Franca:

  • Armadores: Elinho (31) e Adyel (18).
  • Alas-armadores: Reynan (16) e Zu Jr (17).
  • Alas: Fuzaro (26), Vitor (18), Leo Cravero (18), Léo Abreu (18), Du Klafke (15), Kauã (17) e André Goes (33).
  • Alas-pivô/Pivôs: Márcio (18), Lucas Dias (25), Edu Marília (19), Nascimento (17), Gui Abreu (21), Nathan (17) e Hubner (33).

Antes do início do NBB, o Sesi Franca disputou – e foi campeão – do Campeonato Paulista, eliminando o São Paulo na semifinal e batendo o Paulistano na grande decisão. Na competição nacional, a equipe disputou 5 partidas até o momento, com quatro vitórias e apenas uma derrota.

Dentre os jovens, é válido destacar os números de Márcio, Gui Abreu e Adyel, que entraram em quadra nos cinco jogos do NBB até então, com mais de 15 minutos por partida cada, em média.

  • Márcio: 8.2 pontos, 3.8 rebotes (5º no time) e 8.8 de eficiência, em 18.2 minutos por jogo.
  • Gui Abreu: 6.2 pontos, 3.2 rebotes, 1.4 assistência e 8.2 de eficiência, em 20.7 minutos por jogo.
  • Adyel: 3.8 pontos, 2.6 rebotes, 2.2 assistências e 6.2 de eficiência, em 15.3 minutos por jogo.
Gui Abreu. Foto: João Pires/LNB

Por se tratar de um elenco muito jovem, é natural que existam oscilações. No entanto, a personalidade e confiança apresentada pelos garotos de Franca, somada à experiência de André Goes, Elinho e Jamaal Smith, por exemplo, fazem com que a equipe se mantenha entre as principais forças do basquetebol brasileiro, mesmo com tantas mudanças em relação às últimas temporada.

2 thoughts on “A base resolve: Sesi Franca tem excelente início de temporada com jovens se destacando

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: