Vem aí (pela segunda vez) o uniforme “Black Mamba”

Vem aí (pela segunda vez) o uniforme “Black Mamba”

Camisas que simula pele de cobra é uma das protagonistas da semana que homenageia Kobe Bryant

Em meio à pandemia, à bolha e aos playoffs, um uniforme conseguiu chamar atenção e ganhar manchetes mundo afora. A camisa “Black Mamba” do Los Angeles Lakers será relançada!

Desde o trágico acidente aéreo, não faltaram conversas sobre as mais variadas formas de homenagear Kobe Bryant. Entre patches, jogos comemorativos e mudanças de números, uma sugestão recorrente foi o uso do uniforme City Edition da temporada 2017-18, do qual Kobe é homenageado e coautor.

Esse uniforme foi o primeiro da Lore Series, a forma extra oficial que o Lakers decidiu chamar suas camisas City Edition. Os uniformes são desenhados em parceria com grandes jogadores da sua história. A intenção é homenagear atletas que ajudaram a tornar Los Angeles uma cidade tão popular. Daí a conexão com a coleção City Edition. Esperto, não?

Eis que os pedidos foram atendidos: no dia 24/08 o Lakers vai para a quadra vestindo o já clássico uniforme com pele de cobra!

Josh Hart, durante a temporada 2017-18, com o uniforme City Edition.

Será a primeira vez que a Nike vai reativar um uniforme de sua produção recente. Aliás, eu não tenho nenhum registro de um uniforme clássico estrear em playoffs. É uma situação inédita e que evidencia a importância que Kobe Bryant tem para o jogo.

Mas o que esse uniforme tem de especial?

Kobe Bryant e o time criativo envolvido usaram a base do uniforme para fazer a principal referência ao jogador. Toda a parte em preto tem uma textura que imita pele de cobra, mais precisamente a mamba negra.

“Black Mamba” é um alter ego que Kobe criou na tentativa de separar a sua performance de atleta das graves acusações que sofria na vida pessoal. O apelido tornou-se tão inseparável de sua personalidade, que virou título do livro escrito por ele.

O logotipo dos Lakers e o número do jogador na cor preta, com os contornos e sombras em amarelo, tornam esse uniforme quase único na história da franquia. Há uma razoável semelhança com o uniforme especial, chamado de Hollywood Nights, lançado pela Adidas nas versões com e sem mangas.

A bermuda tem 3 detalhes que gostaria de ressaltar. O primeiro, e mais chamativo, são 16 estrelas – 8 em cada lateral – que representam os 16 títulos que a franquia possui.

O segundo está nas fendas dos shorts, onde estão escondidos os números 8 e 24, um de cada lado. O último… bom, pra esse eu vou pedir o seu esforço e concentração: repare o recorte amarelo que fizeram no número 24. São as letras LA. Olha novamente. Você vai conseguir, eu juro.

Quando essa camisa será utilizada?

Veremos o uniforme em quadra no jogo 4 da série entre Los Angeles Lakers e Portland Trail Blazers. Será na segunda-feira, dia 24/08, às 22h, com transmissão do SporTV 2.

Não há informação sobre o Lakers utilizar o uniforme além deste jogo. Até porque, isso significaria considerar o Blazers derrotado e isso seria indelicado. No entanto, tenho a sensação que, se avançar, veremos o uniforme preto desfilando mais vezes por aí.

“Mamba Week”

O momento não foi escolhido por acaso. Além da atenção gerada pela boa performance do Lakers, no próximo dia 23 seria aniversário de Kobe Bryant. E o dia seguinte é 24/8 – note a referência. A Nike organizou uma série de atividades para a semana.

A fabricante de materiais esportivos vai doar 1 Milhão de Dólares para a Mamba & Mambacita Foundation, uma organização liderada pela família de Kobe e Gianna Bryant, que busca perpetuar o legado de pai e filha oferecendo oportunidade para jovens pobres, especialmente meninas, praticarem basquete.

Comercialmente falando, dois lançamentos são ansiosamente aguardados. No dia 24/08, a Nike vai lançar uma versão especial do uniforme City Edition com o número 8 na frente e o 24 nas costas. A camisa já está anunciada no site americano da Nike, com hora marcada para o início das vendas. É uma jersey do modelo Swingman, feita em edição limitada e poucas unidades devem ser postas à venda. Além disso, 5 novas cores do tênis Kobe V Proto serão lançadas.

Comprar no Brasil

Muitos fãs de camisas, dos Lakers ou do Kobe Bryant já se perguntam como comprar a camisa. Infelizmente, tudo indica que ela não será lançada por aqui.

É bom entender que estamos falando de, possivelmente, duas camisas diferentes. Uma é a versão especial do Kobe Bryant, com os números 8 e 24, que citei anteriormente. Por ser uma edição especial de estoque limitado, só apostaria numa exportação para o Brasil caso os produtos ficassem “encalhados” nas lojas americanas, o que não deve ocorrer.

A outra possibilidade, para a qual acho plausível torcermos, é os Lakers usarem a camisa mais vezes durante os playoffs. Se isso acontecer, a Nike dará um sinal de que camisas do LeBron James ou do Anthony Davis podem vir a ser comercializadas. E se isso ocorrer, abre-se a oportunidade para os canais de venda oficiais do Brasil receberem a camisa.

2 thoughts on “Vem aí (pela segunda vez) o uniforme “Black Mamba”

    1. Infelizmente as poucas unidades da camiseta colocadas a venda acabaram em poucos minutos. Algumas já estão à venda no eBay com valor muito acima do praticado pela Nike.

      Tem ocorrido reposição de estoque na LakersStore.com, mas apenas da tshirt.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: